Design Week Salone del Mobile 2017

Principais destaques do 56º Salão do Móvel de Milão

O Salone Del Mobile 2017 acabou, mas as tendências e inovações apresentadas entre os dias 4 e 9 de abril continuam a todo vapor e pretendem  movimentar o mercado até o próximo ano.

Este ano o Salão recebeu a 29ª edição  da Euroluce, principal feira internacional de iluminação (já falamos aqui). Cerca de 2500 expositores – dentro e fora do salão – apresentaram suas novidades e mais de 370 mil visitantes de 165 países estiveram lá em busca das principais tendências.

Uma série de apostas interessantes pôde ser observada durante a feira, como a “volta” do mármore, que apareceu em diversos acabamentos e protagonizou uma forte tendência. Estruturas tubulares e a nostalgia vestida de glamour dos anos 1970 também estiveram presentes, assim como a confirmação do design nórdico/escandinavo. A madeira e o bambu dividiram a atenção dos materiais naturais. Já a cartela de cores, ficou por conta dos tons terrosos e alaranjados, do rosa com um aspecto mais queimado, do verde e dos tons pastéis.

Para resumirmos um pouquinho do que vimos por lá, selecionamos alguns highlights do Salão deste ano.

Kartell

ContamiNation foi o tema escolhido pela Kartell, marca italiana famosa por seus móveis produzidos em plástico, para a edição deste ano. A empresa apresentou suas novas coleções criada em colaboração com maiores designers do mundo. Kartell ContamiNation expressa bem o conceito de miscigenação, que é a essência do projeto e das novas propostas da marca.

Missoni

A italiana Missoni Home veio com o tema “The Flame”, onde comemorou a  imersão nas estampas icônicas dos elementos gráficos macro e micro. As estampas botânicas, as listras vibrantes e as chamas em branco e preto fazem parte da Nordic Fantasy.

Vitra

Este ano empresa alemã Vitra apresentou a “Vitra Home Collection”, produtos desenvolvidos em colaboração com famosos designers. Nomes como Antonio Citterio, Ronan e Erwan Bouroullec, Edward Barber, Jay Osgerby, Jasper Morrison e Hella Jongerius dividiram os quatro espaços diferentes dentro do stand da marca. Materiais naturais, como linho, lã, madeira maciça e pedra, refletiu um caráter único e extravagante na  nova coleção da Vitra.

Moroso

A Moroso apresentou novas coleções em parceria com designers famosos, como Patricia Urquiola, Doshi Levien, Ron Arad, Gordon Guillaumier, Tord Boontje, Nendo, Benjamin Hubert, Anne Timerman e Eugene Timerman, David Weeks, Martino Gamper, Marc Thorpe e Edward van Vliet; assim como com o AL_A Studio, fundado por Amanda Levete, e artistas contemporâneos, como Olafur Eliasson.

Natuzzi

A Natuzzi apresentou uma coleção surpreendente com mais de 20 novos modelos para sala de estar, jantar e quartos, incluindo sofás, poltronas, camas, mesas e cadeiras. A coleção de 2018 será apoiada pelo lançamento do “United for Harmony”, um verdadeiro manifesto cultural da empresa com sede na região de Puglia, que pretende criar uma comunidade que defende a harmonia como um estilo de vida, mesmo nas escolhas de design aplicadas à casa ou ao entretenimento. A coleção Natuzzi Italia apresentada no Salone representa a autêntica expressão dos valores que caracterizam o conceito mais destacado do “Made in Italy”. O know-how de fabricação dos experientes artesãos da marca se conecta ao Natuzzi Design Center, onde uma equipe de designers, coloristas e arquitetos trabalham em estreita colaboração com Pasquale Natuzzi. Para as coleções de 2018, a Natuzzi trabalha junto com alguns dos mais prestigiados designers contemporâneos, como Maurizio Manzoni e Roberto Tapinassi – do Estúdio Memo -, Victor Vasilev, Claudio Bellini, Mauro Lipparini, Bernhardt & Vella e o designer australiano Jamie Durie para uma nova colaboração.

Poliform

Linhas clássicas reinterpretadas de forma contemporânea levam assinatura de alguns nomes do design internacional. Emmanuel Gallina, Jean-Marie Massaud, Marcel Wanders, Rodolfo Dordoni e Carlo Colombo dialogam de maneira harmoniosa, elegante e expressiva no mobiliário da Poliform.

Molteni & C

O stand teve a sua inspiração em um grande ambiente doméstico, onde as áreas de estar se comunicaram com as áreas de jantar, intercalados com espaços verdes. Vidros do chão ao teto construíram um espaço cênico de loft, uma versão moderna e contemporânea de uma casa interpretada por designers nórdicos. GEA, a deusa grega da Terra, é a inspiração para 2017.

A coleção 2017 inclui projetos personalizados por Vincent Van Duysen, Jean Nouvel, Ron Gilad, Rodolfo Dordoni, Foster + Partners, Dante Bonuccelli, MDT (Time de projeto da Molteni), mais reedições exclusivos de Gio Ponti em parceria com Gio Ponti Archives.

A Lot Of Brasil

A A Lot of Brasil, indústria brasileira de mobiliário, participa desde 2013 do Isalone. A empresa levou para o seu stand, inspirado na exuberância da flora brasileira, a Coleção Estrela, dos Irmãos Campana; as peças Underconstruction e Esqueleto, do diretor da indústria e designer Pedro Franco; e a Cariri Collection, assinada pelo italiano Andrea Borgogni. Esta última coleção foi feita por mestres de ofício e artesões a partir de madeira escultórica – a mesma usada por artesãos para esculpir santos. A coleção vem na contramão dos móveis feitos em massa com a intenção de resgatar a alma das criações. Apesar de assinada por um italiano, a coleção dialoga com a cultura nacional.

Comentários

Deixe seu comentário!